sábado, 4 de maio de 2013

Stress: sugestões simples para se livrar dele


Há muito material na internet referente ao tema “stress”: o que é e como superá-lo para ter uma vida mais tranquila e saudável.
          Para o leitor deste blog, trago algumas dicas diferentes e bastante práticas para você encontrar a harmonia e não mais adoecer através do stress. As dicas a seguir serão feitas em separado para os homens e para as mulheres. A razão disso é que, de acordo com os estudos psicológicos, o stress funciona de maneira diferente entre os gêneros e, portanto, as soluções também se dão de forma distinta.
Primeira dica aos homens: não acumule sentimentos. Tenha a coragem de compartilhar o que sente ao longo do dia. Homens adoecem mais do que as mulheres justamente por não exercitarem o compartilhar. Aprenda a pedir ajuda.
Primeira dica às mulheres: não pense tanto. Equilibre mais o sentir com o agir. Além do stress, você estará aliviando os possíveis quadros de enxaqueca e perda da libido.
Segunda dica aos homens: compreenda uma sabedoria muito antiga que é “a arte de fazer mais gastando menos energia”. Isso se dá quando a mente masculina está positiva e confiante. O homem deve agir e soltar, acreditando que sua ação trará os resultados pretendidos. Sempre que o homem não confia, ele acaba fazendo mais do que necessita e o esgotamento é inevitável.
Segunda dica às mulheres: volte-se para o universo feminino. Não acredite que você deve ter o ritmo competitivo, as atitudes e as posturas do universo masculino. Muito do stress feminino advém desta desconexão com o seu próprio interior. Confie na graça, na sensibilidade e na força que há dentro do interior feminino.  
Terceira dica aos homens: não confie na crença de que “parar, descansar, relaxar e meditar” é perda de produtividade. Isto não é verdade. O homem precisa estar alinhado, harmonizado e silenciado por dentro para se tornar mais eficiente. A disciplina madura e tranquila que trás a boa ordem à vida deve vir dos homens.
Terceira dica às mulheres: dance, cante, respire sem pressa sempre, crie e abra-se aos encontros que fazem bem à alma.  A arte e a graça da vida devem vir das mulheres.  
Por último, uma dica para ambos: voltem-se ao mais natural. Uma grama bem verdinha, a sombra de uma árvore, a experiência de sentir o vento, o pé no chão no mínimo uma vez por dia, mesmo dentro de casa. Isto ajuda não somente a descarregar a energia do cansaço, como também, a recarregar tudo aquilo que foi gasto. Homens e mulheres que sabem degustar a natureza são mais felizes.
Tenho a certeza de que a sua vida vai mudar para melhor quando você por em prática estas simples sugestões. Experimente!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário